468x60 Ads

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Desenvolvimento Pessoal


7 Passos para o seu Desenvolvimento Pessoal


O que você aprendeu hoje: essa é uma questão que soa familiar para a maioria de nós. Isso porque você certamente era questionado dessa forma quando era criança. E se você é pai ou mãe, provavelmente pergunta isso para seus filhos também. Mas qual foi a última vez que fez essa pergunta para você mesmo? Se você quer ser mais efetivo e produtivo com menos estresse e maior satisfação, você deve se questionar quanto a isso (pelo menos) todo dia.

Essa questão é o coração do seu desenvolvimento pessoal e profissional. No entanto, porque a natureza humana é o que é, tendemos a ficar onde estamos e não fazer as mudanças, esforço ou o que for preciso para estar em um caminho de desenvolvimento pessoal. Os sete passos a seguir podem te ajudar a superar esse status natural para que você atinja seu desenvolvimento. Você está pronto?

1. Assuma a responsabilidade
Ninguém pode fazer isso por você: nem seus pais, nem sua esposa/marido, nem seu melhor amigo e nem seu subordinado. Todas essas pessoas devem estar aptas a te apoiarem. No entanto, nenhuma delas pode fazer suas coisas. Se for esperar que um empregado ofereça ajuda, você provavelmente irá esperar por um longo período. Se for esperar que sua esposa te matricule naquele curso de fotografia que tanto te interessa, é melhor ser paciente. E por que deveria ser você a pessoa a fazer tudo isso? Porque você é a pessoa que se beneficia mais. Seu desenvolvimento pertence a você. Se outras pessoas te oferecerem suporte, ótimo – mas não espere essa assistência para começar suas tarefas.

2. Crie um foco de aprendizado
Antes de se perguntar “O que aprendi hoje?”, questione-se “O que eu quero (ou necessito) aprender hoje?”. Para intensificar seu desenvolvimento pessoal, além da casualidade e do acaso, você deve ter em mente o que é mais importante agora. Crie um foco de aprendizado mensal, quadrimestral ou até anual. Claro que haverá lições aprendidas em momentos aleatórios, mas ter esse foco irá te ajudar, consciente e intencionalmente, a aprender as habilidades e conhecimentos que são mais importantes para o seu crescimento na sua atual fase.

3. Vincule isso a uma poderosa razão
Por que você quer aprender?  Que valor você ganhará – seja a satisfação pessoal, prazer ou um passo para a próxima promoção? Vincule o seu foco de aprendizado às coisas que são profundamente importantes para você. Relembrar você mesmo que essa é a razão do aprendizado irá te ajudar a manter a disciplina, mantê-lo motivado e melhorar as chances de você continuar aprendendo.

4. Conecte tudo
Agora que você tem uma imagem clara do que você está focado em aprender, juntamente com a sua poderosa razão, conecte tudo o que você ler, experimentar e observar a esse objetivo. Por exemplo: suponhamos que eu precise levar um grupo de líderes ao desenvolvimento de uma nova habilidade a cada mês. Como me preparo e facilito a aprendizagem dos líderes, eu estou pensando constantemente sobre essa habilidade. Isto permite que meu subconsciente veja exemplos, lições e conexões que eu não veria em outra situação. Uma vez que você tem seu foco de aprendizagem, passe a se perguntar: “Como é que esta experiência/ situação/ conversa se relaciona com o que eu preciso aprender?”. Este filtro irá ajudá-lo a aprender muito mais e muito mais rápido.

5. Dedique tempo
Você pode me dizer (ou para você mesmo) que você quer aprender e crescer. Mas a real prova está no seu foco e no seu calendário. Construir habilidades importantes e valiosas requer que você invista energia, dinheiro e, o mais importante, tempo. Ter um plano de desenvolvimento pessoal/profissional sério requer que você invista seu tempo de uma maneira diferente: por mais ocupado que você esteja, deve priorizar seu aprendizado e crescimento. Se acostume com isso.

6. Tenha ajuda
A ajuda pode vir na forma de workshops, mentores e muito mais. Mas quase certamente a ajuda mais importante será na forma de “coaching”. E o treinamento que você precisa pode ser formal ou informal, para a sua organização interna ou externa, gratuitos ou pagos. Não importa: se você é sério sobre o seu desenvolvimento pessoal e profissional, faça do treinamento parte do seu plano.

7. Tenha atitude
Todas as ideias do mundo são ótimas! Mas enquanto elas estiverem em sua cabeça, isso é tudo o que elas serão: ideias. Quer colher os benefícios do seu desenvolvimento pessoal? Tome uma atitude!

Ponteiro potencial: Se você quiser obter melhores resultados em qualquer área de sua vida, você deve dedicar-se ao aprendizado e crescimento. Desenvolvimento pessoal e profissional está ao seu alcance e dentro de seu controle. Lembre-se: quanto mais você aprende, mais você ganha.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...